DADOS GERIAS DA BÍBLIA NO MUNDO
www.uniaonet.com/espbiblia.htm


BÍBLIA

Fonte : Livro Novas Fronteiras www.ronaldo.lidorio.com.br - Missionário Presbiteriano (APMT) e membro da Missão AMÉM, Doutor em antropologia Cultural e Missiologia.

pág.16 - existem 13.000 povos não alcançados - 10.000 grupos sem uma igreja com pelo menos 100 membros. - o missiologo Patrick Johnstone identificou 4.000 etnias totalmente não alcançadas - os numeros da World mission International dão conta de 2.134 grupos étnicos sem igrejas . - Encerramos o milênio com a Palavra ( Bíblia ou Novo testamento) traduzidos para 2.212 línguas - O mundo possui 6.528 linguas vivas e a biblia completa esta presente em apenas 1.366 (20%) e o NT em 928 (14%) ou seja apenas 34% das línguas existentes possuem a palavra de Deus de forma expressiva. - De acordo com a Wycliffe Bible Translators mais de 4.000 línguas não possuemsequer um fragmento da Palavra escrita ( obsv. temos de levar em conta que existem povos quase extintos e várias línguas faladas por menos de 100 pessoas e estes são totalmentes ignorados pelos poucos intitutos de evangelização existentes , ficando assim completamente condenados ao desconhecimento da salvação) - O filme Jesus sá alcançou 500 línguas , já foi visto por mais de 2 bilhòes de pessoas há porções da Palavra gravada em mais de 1.000 líguas, contudo tudo isso restrito ao universo que já possui a palavra escrita , nenhum avanço desta forma da Palavra foi feito em direção dos não alcançados. - A distribuição de Bíblias ( feitas pelos Gideões/Missões/igrejas etc...) segundo Stan Guthrie mantme média de 24 milhões de exemplares por ano , 200 milhões foram entregues nos últimos 10 anos. Devem existir 2,7 bilhões de Bíblias em boas condições no mundo, somado-se a 800 milhões de exemplares de livros evangélicos e a 5,4 bilhòes de jornais, panfletos e folhetos , teríamos literatura suficiente para evangelizrmos o mundo duas vezes, mas tudo isso está disponível em apens 1/3 das línguas faladas no planeta, 2/3 não possuem sequer um folheto traduzido em seu idioma.
PS. esses 2/3 representam apenas 20% da população da terra.
1) o que o autor quer dizer com essa maneir ade colocar os números é que temos pela frente o desafio das minorias.
2) atênção às gradezas mencionadas : Grupos étnicos, línguas , povos , população são todos diferentes um povo pode possuir vários grupos étnicos e várias líguas e vice versa.


DADOS DA MISSÃO HORIZONTES ( David Botelho )
- Há 24.000 povos no mundo dos quais 8.000 precisam ser alcançados; - Há 6.287 línguas no mundo e 4.500 delas não têm nenhuma parte da Bíblia traduzida; - 85.000 morrem a cada dia sem nunca terem ouvido de Cristo.


DADOS SOCIEDADE BÍBLICA:www.sbb.org.br

Em 2001, as Escrituras foram traduzidas para mais 24 línguas

O homem que distribuiu as novas Bíblias na Linguagem Comum de Laos para os pastores daquele país deu uma comovente declaração a respeito da reação deles. "Nós tivemos a alegria de abrir uma caixa de Bíblias na frente de dois líderes da Igreja em Laos e vimos a indescritível alegria em suas faces." Este é um exemplo do impacto que o trabalho da tradução da Bíblia continua a ter sobre cristãos de todo mundo. Livros da Bíblia estão agora disponíveis em 2.287 línguas. Durante o ano de 2001 foram registradas nas Sociedades Bíblicas Unidas, traduções de Escrituras em 24 línguas diferentes.
Os números estão no anuário Scripture Language Report (Relatório de Línguas das Escrituras), edição de 2001, que foi publicado recentemente pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). O relatório é baseado nas Escrituras recebidas no ano passado pelas bibliotecas da Sociedade Bíblica Americana e Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Ele é o relatório mais atualizado disponível sobre a publicação da Bíblia completa, do Novo Testamento e de livros bíblicos individuais em todas as línguas e dialetos desde a Bíblia de Gutemberg, a primeira produzida usando tipos móveis, surgida em 1455 ou 1456.
A Bíblia completa está agora publicada em 392 línguas. Oito foram traduzidas pela primeira vez no ano passado. Quatro das oito são línguas africanas, duas, línguas asiáticas e duas, línguas faladas na Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico. Além disso, traduções de Testamentos foram registradas em 1.012 línguas. No final de 2000, eram 987. As áreas que receberam mais traduções de Testamentos foram Ásia - sete línguas - e África - cinco. Pela primeira vez, a estatística inclui detalhes do progresso na tradução de livros Deuterocanônicos, muito usados por Igrejas Católicas e Ortodoxas.
A estatística não dá uma idéia exata do trabalho recente de tradução da Bíblia porque o que foi registrado nos últimos doze meses não foi necessariamente publicado durante este período. As publicações foram simplesmente registradas em uma das duas bibliotecas oficiais das Sociedades Bíblicas Unidas. Na verdade, somente 40% das traduções recentemente registradas foram realmente publicadas em 2001. Um número semelhante foi publicado em 2000 e muitas outras dentro dos três anos precedentes. Uma, entretanto, foi publicada há mais tempo, em 1989.
Comparar as estatísticas de ano para ano nem sempre é significativo, porque a tarefa de aperfeiçoar sua exatidão é constante. As bases em que elas são feitas variam levemente de ano para ano. Embora o Scripture Language Report seja compilado pelas SBU, as Escrituras são traduzidas e publicadas por diferentes organizações.
No último ano, foram muitos os testemunhos sobre quanto significa para alguém segurar pela primeira vez em suas mãos a Bíblia em sua língua nativa. Um líder nativo disse que ter o Antigo e o Novo Testamento em um simples livro foi a resposta de anos de oração. Uma nova tradução para a língua de um grupo minoritário também desempenha um papel importante para esse grupo manter sua língua e cultura. Sem a tradução, a sua língua poderia desaparecer mas agora ela está registrada e viva.
Para uma pequena comunidade com sua linguagem particular, a tradução pode agir como uma lembrança que, embora eles sejam poucos, Deus não se esqueceu deles. Quando a Suécia lançou o Novo Testamento em Lule Sani, o Bispo Rune Backlund, presidente da Sociedade Bíblica Sueca, que liderou o culto de ações de graça pelo lançamento da tradução, elogiou o trabalho dos tradutores de habilitar 2000 falantes dessa língua a escutar e ler a Palavra de Deus em sua língua nativa. A população norueguesa Lule Sani está até diminuindo. Perguntada porque foram gastos 4 milhões de Coroas Suecas (468.000 dólares americanos) produzindo uma nova tradução para tão poucas pessoas, Anne Lisbeth Lagset, da Sociedade Bíblica Norueguesa respondeu que "toda a pessoa tem o direito de escutar e ler a Palavra de Deus em sua própria língua".
Existem outros tipos de bênçãos que uma nova tradução traz. O Novo Testamento Interconfessional e os Salmos na linguagem comum polonesa lançados em setembro de 2001 representaram parte de um esforço conjunto de 11 Igrejas e foram elogiados por Babara Enholc-Narzynska, secretária-geral da Sociedade Bíblica da Polônia, como sendo um marco nas relações ecumênicas polonesas.
Em dezembro de 2001, aconteceu o lançamento da Bíblia em Tzotzil, língua falada pelo povo Chamula do México. Esse lançamento veio após muitas décadas de hostilidades entre cristãos adeptos de um estilo tradicional de expressão da fé e crentes ligados a costumes da cultura Chamula. A chegada da tradução da Bíblia para o Tzotzil - a Bíblia Chamula - foi considerada como uma oportunidade de reconciliação entre o que tem sido, literalmente, facções beligerantes.O que as informações acima mostram é que, o que importa para a estatística anual é dar uma visão geral sobre a situação mundial da tradução da Bíblia. Nas diferentes traduções existem detalhes que revelam histórias fascinantes sobre os aspectos humanos envolvidos neste trabalho

Gráfica da Bíblia já produziu 25 Milhões de Bíblias

Inaugurada no dia 02 de setembro de 1995, a Gráfica da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil, localizada em Tamboré, na Grande São Paulo, encadernou na manhã do dia 25 de janeiro de 2002 o exemplar da Bíblia de número 25.000.000.
Com 6 mil m² de área construída e equipamentos de última geração, a Gráfica da Bíblia constitui-se no maior parque gráfico destinado à impressão e encadernação das Escrituras Sagradas da América Latina. No início, seus trabalhos se limitavam à encadernação de Bíblias que eram impressas em gráficas de terceiros. Em 97, foi comprada a primeira impressora rotativa que, sozinha, não conseguiu dar conta da demanda de Bíblias. Em 1998, a Gráfica já havia completado a produção de 10 milhões de exemplares de Bíblias e, agora, a impressionante marca de 25 milhões. Desde 2001 a Gráfica da Bíblia conta com uma segunda impressora rotativa.
“Três modelos estavam sendo encadernados simultaneamente nas linhas automáticas de encadernação, de sorte que não podemos saber exatamente qual modelo cruzou a linha primeiro,” informa o Sr. Célio Emerique, Gerente Geral da Gráfica e também secretário de Distribuição e Atendimento da Sociedade Bíblica do Brasil. “Certamente os três modelos são vencedores”, acrescenta Célio.
“A Gráfica da Bíblia superou nossas expectativas mais otimistas,” avalia o Rev. Luiz Antonio Giraldi, Secretário Geral da SBB. “Ninguém esperava que nossa Gráfica chegasse aos 25 milhões de exemplares em tão pouco tempo. E o crescimento não foi apenas em quantidade, mas também em qualidade. Que o Senhor continue a usar a Gráfica da Bíblia como instrumento poderoso na divulgação de sua Palavra.”
(29/01/2002)

Em quantas línguas está a Bíblia Sagrada?

A estatística referente ao ano de 2000, das Sociedades Bíblicas Unidas, informa que a Bíblia Sagrada, ou parte dela, já está traduzida para 2.261 línguas. A Bíblia completa já pode ser lida em 383 línguas. Apenas o Novo Testamento foi traduzido para 987 línguas. E partes da Bíblia foram traduzidas para 891 línguas. (16/01/2002)

No ano 2000, mais de 7,4 milhões de exemplares da Bíblia foram distribuídos em todo o Brasil. Deste número, 5,44 milhões foram distribuídos por editoras evangélicas e 1,97 milhão por editoras católicas. Só a SBB foi responsável por uma distribuição de 4,05 milhões de Bíblias.

E, em 2001, a entidade alcançou a marca de 4,3 milhões de exemplares distribuidos.




Em seus 53 anos de existência a SBB já distribuiu 42,7 milhões de exemplares da Bíblia completa. Conheça, a seguir, a evolução da distribuição de Bíblias no Brasil pela SBB:

 

1948 - 82.068
1949 - 105.408
1950 - 77.381
1951 - 168.670
1952 - 118.241
1953 - 99.440
1954 - 133.610
1955 - 97.448
1956 - 191.515
1957 - 154.803
1958 - 122.513
1959 - 211.127
1960 - 297.546
1961 - 183.829
1962 - 356.015
1963 - 308.873
1964 - 398.039
1965 - 190.452
1966 - 197.355
1967 - 206.162
1968 - 386.406
1969 - 167.147
1970 - 204.943
1971 - 187.115
1972 - 144.556
1973 - 172.831
1974 - 195.662
1975 - 189.005
1976 - 291.736
1977 - 373.447
1978 - 441.528
1979 - 515.340
1980 - 469.665
1981 - 479.426
1982 - 516.462
1983 - 489.144
1984 - 505.297
1985 - 750.936
1986 - 1.058.744
1987 - 920.675
 
1988 - 856.910
1989 - 1.010.312
1990 - 801.519
1991 - 1.219.124
1992 - 969.068
1993 - 1.228.554
1994 - 1.377.606
1995 - 1.803.028
1996 - 2.254.669
1997 - 3.045.479
1998 - 3.136.163
1999 - 3.359.460
2000 - 4.058.915
2001 - 4.303.883


Bíblias 4.303.883
Novos Testamentos 976.880
Porções Bíblicas 1.969.317
Seleções Bíblicas 169.422.832
Novos Testamentos em Áudio 13.510
Seleções Bíblicas em Áudio 6.980
Bíblia Online 16.020


Não é só o mercado nacional que se beneficia da qualidade e variedade de Bíblias produzidas pela Gráfica da Bíblia. No total, a SBB exporta para 28 países das Américas, África e Europa, produzindo Escrituras em idiomas que vão desde o espanhol, inglês e francês até em ioruba - idioma falado na Nigéria, Benim e Togo, países africanos. Só em 2001, 1.076.863 exemplares da Bíblia e 280.333 do Novo Testamento, romperam as fronteiras nacionais, como mais um grande esforço da entidade em promover a divulgação da Palavra de Deus.

As exportações de Bíblias pela SBB tiveram início em 1985, com o atendimento a países da América Latina. Esta atividade perdurou até 1989, quando a qualidade produtiva passou a não atender mais às exigências do mercado internacional. Graças à Gráfica da Bíblia inaugurada em 1995, a entidade recuperou a qualidade de produção e hoje, só em espanhol, oferece 34 modelos de Bíblias.

A Evolução das Exportações de Bíblias

1996 36.907
1997 416.471
1998 489.165
1999 720.506
2000 1.005.310
2001 1.076.863

 

  • Os exemplares da Bíblia, produzidos em 2000 pela SBB, resultariam em uma pilha de mais de 72,5 quilômetros de altura. O equivalente a oito montes Everest ou 1.611 prédios de 15 andares.
  • A SBB utiliza por mês cerca de 115 toneladas de papel-Bíblia, de gramatura 28 - um dos mais finos papéis existentes. São quase duas mil toneladas por ano.
  • Hoje é possível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em 2.261 línguas diferente

www.gideoes.org.br

Dados atualizados em 06/setembro/2002
175 países atingidos
NT distribuídos em 80 línguas
Custo médio do Novo Testamento US$ 1,21 (incluíndo frete)
.
MUNDO
BRASIL
Gideões
155.031
8.070
Auxiliares
84.690
6.019
Campos
7.758
506
Distribuição Total
1.042.479.086
93.987.901
Distribuição Anual
59.046.138
6.669.278
Alvo de Distribuição de NT em 2001 / 2002
60.000.000
6.500.000
Alvo de Impressão no Brasil neste exercício: NT Leito
.
500.000
Alvo de Impressão no Brasil neste exercício: NT Estudante e Área Médica
.
1.000.000
Distribuição superior a 1.132.000 a cada 7 dias, 161.500/dia, 6.740/hora; 112/minuto

Riccotta _ 07/07

CENSO 2000 - Brasil

Crenças (total)            Homens      Mulheres      Urbanos       Rurais                  

Catolicismo...73,6%           74,0%              73,3%              71,4%             83,3%

Evangélicos...15,4%           13,8%              17,0%              16,5%             13,0%

Sem religião....7,3%             8,9%                5,7%                7,8%               4,8%

Espíritas..........1,38%           1,14%              1,6%                1,7%               0,2%

Umbanda,etc...0,34%           0,33%              0,34%              0,40%               --

Orientais.........0,25%           0,22%               0,28%             0,29%               --

 

EVANGÉLICOS-                

   Regiões-                                           Igrejas- (membros)               (crescimento:1991-2000)                                          

1)CENTRO-OESTE- 19,1%           1)Assembléia de Deus- 4.500.000     +88%

2)NORTE-                  18,2%           2)Congregação Cristã- 2.200.000      +38%

3)SUDESTE-              17,7%          3)Universal-                  2.000.000      +646%

4)SUL-                        15,4%          4)Batista-                       1.800.000     +20%

5)NORDESTE-           10,3%          5)Adventista-                 1.100.000     +56%

   Estados                                         6)Quadrangular-             1.000.000     +230%

1)RO-27,7%                                    7)Luterana-                        930.000     -7%

2)ES-27,5%                                     8)Deus é Amor-                 750.000     +341%

3)RR-23,8%                                    9)Presbiteriana-                 500.000        0

4)RJ-21,0%                                     10)Internacional da Graça-270.000     +170%

5)GO-20,8%                                   11)Sara Nossa Terra-         150.000     +4900%

6)AC-20,4%                                   12)Renascer em Cristo-     120.000      +1100%

7)AM-19,2%

8)AP-18,7%                                      MUNDO-

9)DF-18,7%                                                                        2000-            1900-

10)MS-18,7%                                  1)CRISTÃOS-            33%              34%

11)PR-17,9%                                   2)MULÇUMANOS-  20%              12%

12)SP-17,2%                                   3)HINDUÍSTAS-        13%              13%

13)MT-16,1%                                  4)SEM RELIGIÃO-   13%              0,2%

14)TO-16,0%                                  5)BUDISTAS-              6%                 8%

15)PA-15,6%                                  6)ANIMISTAS              4%                 7%

16)SC-15,5%                                  7)ATEUS                       2,5%            14%

17)MG-14,2%

18)RS-13,0%

19)PE-13,0%

20)BA-11,6%

21)MA-10,2%

22)RN-9,7%

23)PB-9,4%

24)CE-9,1%

25)AL-8,6%

26)SE-7,4%

27)PI-5,7%

SITES ESPECÍFICOS SOBRE A BÍBLIA
www.site-berea.com




:http://www.uol.com.br/bibliaworld A Bíblia continua imbatível SBB tem recorde de vendas na semana do Supremo Concílio da IPB A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), obteve êxito ao comercializar uma Bíblia comemorativa durante a realização do 35a Reunião Ordinária do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, realizado de 14 a 21 de julho, no Rio de Janeiro. Segundo Ageu Pinto, chefe de vendas da instituição, a receptividade à essa Bíblia - publicada em parceria com Casa Editora Presbiteriana - foi satisfatória. "É um fato inédito na denominação. Atribuo essa vitória ao próprio evento pois a logística foi bem articulada pelos organizadores", comemora. Na ocasião o Supremo Concílio renovou sua Mesa Diretora, com a eleição de novos membros, e o reverendo Roberto Brasileiro Silva, da Igreja Presbiteriana de Patrocínio (MG), assumiu o cargo de presidente, com 545 votos. A presença da Sociedade Bíblica na reunião do Supremo Concílio foi marcada por recorde de vendas em todos produtos (Bíblia online, Bíblia falada e versões em inglês e espanhol). Mas a principal atração foi a Bíblia comemorativa, junto com um documento histórico sobre a Catedral Presbiteriana. "Vendemos oito mil Bíblias, das 10 mil que produzimos, durante o evento. Pudemos oferecer preços interessantes para os líderes dando condições de adquirem uma variedade de produtos", detalha Ageu. O estande da SBB ocupou 45 metros quadrados e contou a freqüência de aproximadamente 1,2 mil por dia. O chefe de vendas da SBB elogiou a competência dos organizadores que, no seu entender, estiveram entre os responsáveis pelo sucesso. "Tivemos uma estrutura bem montada e profissionais qualificados. Reconhecemos que a equipe do Supremo Concílio foi brilhante", declara. Bíblia Jovem: a gente quer comida, diversão e fé Sociedade Bíblica do Brasil inova e faz ousado lançamento da Bíblia - Edição com Notas para Jovens, em Rede Nacional de Televisão, durante a Ficoc Cláudio Neves coneves@jornalpalavra.com.br A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou a Bíblia Sagrada - Edição com Notas para Jovens, durante a realização da 1a Feira do Consumidor Cristão (Ficoc), que aconteceu de 19 a 22 de setembro no ExpoMart em São Paulo. A Bíblia fez sucesso na edição especial do programa Movimento Jovem, que foi gravado e será transmitido pela Rede Internacional de Televisão (RIT). O gerente de marketing e vendas da SBB, Paulo Evangelista, abriu o programa destacando a importância da juventude buscar a Deus e da ação inédita de lançamento em parceria com a televisão para divulgar essa mensagem. Pastor Glauber Morale, 25, da Igreja Internacional da Graça de Deus comandou o game teen, que contou com a participação dos grupos de adolescentes das igrejas Betesda e Comunidade da Graça. O programa consistiu numa gincana entre as igrejas participantes, com jogos e desafios entre os adolescentes. No páreo, a Comunidade da Graça levou a melhor, mas todos os convidados tiveram a oportunidade de receber um exemplar da Bíblia - Edição com Notas para Jovens, junto com um super óculos colorido mais uma barra de cereal, tudo isso dentro de uma sacola descolada. Um kit para lembrar a quem se destina a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, com design arrojado e estilo jovial. Paulo Evangelista, que fez a abertura do programa, disse que as tarefas e brincadeiras visavam improvisar uma apresentação da Bíblia Jovem. "Os participantes foram bem criativos e o 'kit de sobrevivência' foi um material adicional preparado com o intuito de dar a idéia de que a Palavra de Deus é um rico alimento. Com óculos, representando a nova visão proporcionada pela mensagem divina; a barra de cereais foi alimento para o corpo e a Bíblia, alimento para alma. Evangelista acrescentou que, a Bíblia Sagrada com Notas para Jovens utiliza o texto Bíblico da já consagrada Nova Tradução na Linguagem de hoje, que foi lançada em outubro de 2000 e já conta com mais de 1,5 mil exemplares distribuídos. Segundo Célio Emerick, secretário de Distribuição e Atendimento da SBB, ocupando também a função de gerente-geral da Gráfica da Bíblia, cerca de 27% da população brasileira tem menos de 15 anos de idade, por isso "não poderíamos deixar de preparar algo com a cara do jovem", diz Célio. "Fizemos uma edição com 30 mil exemplares que por certo irá se esgotar rapidamente. Como produzimos 700 mil exemplares das mais diversas Bíblias por mês, fazer uma reimpressão de 30 mil é fácil, é para ontem", acrescentou. Quer comentar esse texto? Dê sua opinião, fale com o editor (Cláudio Neves) coneves@jornalpalavra.com.br ...Continua no jornal impresso... assine já! Fonte

 

Participe! Envie-nos seu comentário : iceuniao@uol.com.br - www.uniaonet.com